Ao meu irmão e minha Mãe

Os homens cantam. Cantam porque é a cantar que desesperam.
São algo de concreto e anónimo, entre o caminho de regresso a casa e os sonhos dos filhos. São essa alguma mediocridade casta sob a vasta possibilidade da contingência.
Perguntam-me constantemente do que é que eu estou a falar... se vale a pena... se não será um silêncio indigesto mais apetecível que um fruto que deixou de ser proibido.
Que pergunta!...
Estou a falar de vidros na palma dos pés seus ignorantes!
Ficam sem saber o que dizer, desviam assuntos e olhares.
Por mim podiam morrer todos, faz-me falta a tranquilidade da ausência.
Os homens levam nas mãos atalhos profundamente destinados, cifras violentas que carregam como fardos, fardos de bolso. Palha.

Foram habituados a falar e o hábito fortalece a ordem.
Os homens fumam. Fumam bastante porque o fumo tem menos compassos de espera. Tranquiliza-me uma pessoa sacar cigarros, uma pessoa sacar cigarros mais depressa do que eu.
Os homens estendem os braços longos que arrastam pelo chão, até depois da cintura.
Os homens têm apeadeiros entre o coração e a boca e o segredo de jamais terem sido lá vistos.

3 comentários:

Raw disse...

os homens falam na proporçao que sentem, mas no sentido oposto.

os homens falam muito, pensam muito, fazem pouco e compreendem ainda menos.

podia divagar durante alguns minutos... talvez o faça mais tarde no meu proprio blog.

abraço,
Ricardo

Fábio de Carvalho disse...

os sonhos têm homens e nesses homens existe a dor de um dia terem sido apenas sonhos...
já não existe a quem se possa dar a mão muito menos um pensamento...
Filhos da nção foram os que vestiam ternos pretos... o presente sempre é falso, sempre nos desgasta e corroe, mas o futuro é o pior porque sabemos que ainda teremos um vida inteira de secura para matar a sede de quem nos ama. tuca eu amo-te, teu irmão mais novo fábio

Fátima Pinto disse...

Fiquei surpresa. Obrigada pela lembrança, mas para que eu consiga ler essas coisas você tem que me avisar. Brevemente mandarei a resposta. Muito obrigada, mamãe. Beijos do Brasil.